Tipos de pneus para moto

Quando o assunto são motos é impossível não pensar no que dá a elas o equilíbrio e movimento necessários.

E é claro, que os pneus são parte fundamental desses veículos e merecem atenção na hora das suas compras. Logo, se você ainda não sabe, precisa entender que pneu não é igual para todas as motos.

Sendo assim, a depender do tipo de moto e a finalidade da sua motocicleta o modelo de pneu será diferente.

É importante lembrar que existem grandes grupos de motos. A exemplo delas, Custom, Bigtrail, street, Super Sport e etc.

Para cada um deles existem grupos de pneus ideais. Tudo isso porque as indicações e as composições de cada grupo de pneus é diferente, a depender da carga e peso da sua moto.

Modelos de pneus para motos

Alguns modelos são mais comuns que outros e por isso é importante que você conheça alguns deles para entender qual o ideal para a sua moto.

Slick

Antes de mais nada é preciso saber que esse é um tipo de pneu também conhecido como Race. Procurado em especial por aqueles que buscam performance, em geral para práticas esportivas. A marca mais marcante desse modelo é sua rodagem completamente lisa, sem sulcos.

Por funcionarem com êxito em altas temperaturas, são ideais para aqueles que participam de competições, tendo uma vida útil curta devido às práticas constantes e que exigem um desgaste maior do material.

Sendo assim, é importante ter em mente que você precisará repor com frequência esse modelo de pneu. Não sendo indicado para uso em rodovias ou dentro das cidades, tanto pela estrutura como pela manutenção.

Além disso, esse modelo conta com um sistema de aquecimento único, ou seja, ao atingir uma vez sua temperatura máxima o mesmo não é mais indicado para uso. Sendo portanto, ideal para competições.

Pneu super sport

Se o seu objetivo é curtir sua moto aos fins de semana para práticas esportivas, esse é um modelo ideal. Os pneus da super sport homologados são uma boa opção para quem deseja trafegar pelas vias públicas e também curtir aos fins de semana.

Compostos de borracha com textura macia e boa aderência são feitos para suportas múltiplos aquecimentos, diferentes dos modelos Slick. Essa característica é importante por garantir maior segurança em dias de chuva.

Apesar de suportar bem os impactos do dia a dia, existem modelos que possuem uma borracha mais dura e esses são mais eficientes quando o assunto é durabilidade.

Logo, ter um pneu com boa durabilidade e boa aderência é contraditório, já que quanto mais macia a borracha menor a durabilidade da peça.

Pneus para Brigtrail

Essa é uma categoria que preza pela durabilidade e uso misto. Isso quer dizer que são indicados para uso em asfalto e também estradas diversas.

Existem uma infinidade de pneus que podem ser indicados para essa categoria. Porém para escolher o ideal é preciso conhecer o tipo de local que irá andar com a sua moto.

Sendo assim, se você deseja viajar por asfaltos em viagens com durabilidade longa o mais sugerido é Scorpion Trail 2 da Pirelli.

Se a sua ideia é passear por estradas do modelo off road em finais de semana, o mais indicado é Karoo 3.

Para rodar em asfalto e se preciso enfrentar estradas mais tortuosas o ideal pode ser os pneus do modelo Metzeler Tourance.

Pneu Off road

Para estradas como trilhas esse é o modelo mais sugerido. Isso porque o pneu pode ser mais macio ou mais duro, a depender da sua escolha.

Em casos de trilhas, algumas características são as mais recomendadas, e por isso o modelo Rmx35rinaldi pode ser uma boa opção.

Se você deseja praticar motocross, para que o movimento e desempenho da motocicleta não seja prejudicado, um pneu mais macio é mais indicado como o SR39 da Rinaldi.

Nesses casos, cada pessoa irá optar pelo modelo que melhor for conveniente, a depender da adaptação de cada pessoa. Para isso será preciso experimentar vários modelos, e depois decidir qual é o seu preferido!

Precauções na hora de escolher o seu pneu

Em primeiro lugar é preciso ter em mente que ão basta escolher um modelo, ele precisa estar alinhado às suas proposições para a sua moto. Isso quer dizer que se você deseja viajar por terrenos tortuosos o pneu a ser usado não pode ser o mesmo daquele para quem irá passear por regiões de asfalto.

Além disso, é preciso respeitar as medidas impostas. Isso está relacionado ao peso a ser suportado pela sua moto, às medidas e ao seu objetivo para com ela.

O ideal é sempre manter o pneu alinhado à medida original da sua moto, mas caso você decida trocar essa medida é preciso consultar a ficha técnica e pedir auxílio de um profissional da área.

Se você está comprando um pneu novo, não se esqueça da camada protetora. Esse é um item que tende a deixar a superfície escorregadia no início das suas viagens, logo é preciso uma atenção maior nos primeiros quilômetros rodados.

Conclusão

Escolher o pneu para a sua moto pode ser uma tarefa mais simples do que parece. Porém existem cuidados a serem tomados e você não pode deixar de ficar atento a eles.

Do mesmo modo, você deve prestar atenção antes de mais nada a superfície que irá percorrer e em seguida a motocicleta que irá usar. Tendo essas duas informações em mãos, é hora de ficar atento a outros detalhes.

São eles, a durabilidade desejada e a adesão ao solo esperada. Isso porque para pneus com borrachas mais macias a durabilidade é comprometida mas a adesão é garantida, e para aqueles com textura mais dura a adesão é um pouco prejudicada e a durabilidade maior.

Seja como for, a durabilidade e a estabilidade são garantidas por alguns modelos de pneus que conseguem unir ambos e manter se tornar uma boa opção para quem precisa desse conjunto em proporções balanceadas.

No Comments

Leave A Comment