Retrovisor para moto elétrica é diferente?

Retrovisores são peças fundamentais e auxiliam o motorista na hora de sair por aí viajando. Seja em carros seja em motocicletas, usar o retrovisor é uma regra para que todo motorista consiga pilotar corretamente.

Sendo assim, com o passar do tempo muitas pessoas passaram a adquirir motos elétricas e não sabem realmente se os retrovisores para motos elétricas são os mesmos de motos comuns.

É por isso que se você vai comprar uma moto precisa conhecer um pouco mais sobre como funciona para trocar esses itens e também qual a importância deles e demais características.

Além disso, muitos motoristas não entendem bem o porquê existem algumas diferenças entre os retrovisores direito e esquerdo.

Diferenças entre retrovisores

Com o passar dos anos muitas peças passaram por modernização e ganharam versões e modelos mais tecnológicos. 

Com os modelos de retrovisores não foi diferente, surgiram uma infinidade de modelos de pares de retrovisores que vão desde os mais avançados com a parte elétrica bem desenvolvida como também aqueles tradicionais com dimensões contidas.

Retrovisor convencional

Os retrovisores convencionais são aqueles que surgiram com a intenção única de dar ao motorista uma visão panorâmica do trânsito. 

Ademais, por contarem com menor nível de desenvolvimento, são peças manuais e que precisam ser ajustadas pelo motorista. 

Esses modelos são muito comuns e usados por aqui em diversas motocicletas, e possuem também uma variedade de formas, jeitos e valores disponíveis no mercado.

Porém, para alguns modelos de motos como as motos existem outros modelos que são melhores no quesito adequação.

Retrovisor elétrico

Os retrovisores elétricos surgiram com a intenção de facilitar a visão e ampliá-la para os motoristas durante suas viagens de trânsito.

Além disso, ele também é um modelo acionado automaticamente com a ativação do motor. Isso permite que o motorista não precise abrir e posicionar todas as vezes que subir na moto.

Afinal, o próprio retrovisor faz isso por ele! Outro ponto a ser destacado é o fato de que ao precisar dar ré esse também é um modelo que pode ser um bom auxiliar.

Com memória integrada e sensor de ponto cego

Um modelo que vem ganhando espaço no mercado é o de memória integrada e sensor de ponto cego.

Esse memorizar as posições que o motorista regula e segue o padrão. Sendo assim, ao ligar a sua moto ele já faz o próprio ajuste e se adequa ao seu padrão.  

Ainda assim, mesmo que a sua moto seja usada por mais de uma pessoa ela se ajusta para seguir o padrão. 

O retrovisor de ponto cego possui um detector para possíveis objetos ou itens que possam estar em seu caminho na hora de dar ré.

Assim, facilita sua visibilidade e garante maior segurança para aqueles que precisam estar atentos ao trânsito.

Fotocrômico

Esse modelo é uma versão inovadora e que tem a função de escurecer a lente quando a luz alta é refletida.

Dessa maneira, o espelho ajuda para que a visibilidade do motorista não seja ofuscada, o que oferece mais segurança.

E também existem os espelhos antiembaçantes, que servem para evitar o acúmulo de água ou umidade.

Retrovisores para motos elétricas 

Motos elétricas são uma versão mais compacta de outras motos e uma versão que chegou para auxiliar as pessoas que precisam de uma moto para andar dentro das cidades.

Sendo assim, mesmo fora das cidades as motos elétricas podem servir como excelentes parceiras para passeios rápidos e viagens.

Por não contarem com uma quantidade elevada de energia armazenada, não suportam muito tempo na pista devido a quilometragem que é em geral menor que 100 km.

Sendo assim, os retrovisores para essas motos podem ser convencionais. Isso porque são acessórios que podem funcionar de maneira elétrica ou não.

Ter uma moto elétrica facilita a sua vida em diversos sentidos e te faz fugir das filas de combustível e dos preços alarmantes deles no mercado.

Então, o último problema para se preocupar é quanto aos retrovisores. São eles as peças fundamentais mas que não precisam conter grandes diferenças dos convencionais para se adaptarem a esse tipo de moto.

É importante pensar que os retrovisores do lado direito são mais convexos para elevar a visão do motorista de trás e também do espaço em geral quanto aos veículos que passam pela direita. 

Porém, apesar dessa característica que é positiva, elas diminuem os tamanhos dos carros e outros veículos e não permite que se tenha ideia do tamanho real dos mesmos e sua distância real.

Esses espelhos convexos são excelentes, mas podem enganar o motorista e fazer parecer que ele está mais longe do que realmente está. 

Isso inclusive leva alguns países exigirem que os espelhos tenham marcações para evitar esse tipo de situação.

Conclusão

Em resumo, é normal que existam várias dúvidas quanto à troca de peças ou mesmo sobre como elas funcionam em determinados veículos. 

É por isso que se você tem dúvidas sobre as diferenças dos retrovisores elétricos e os não elétricos, eles possuem diferentes vantagens e um é uma evolução do outro. 

Não deixe de conhecer a sua moto e ter em mente o que ela oferece e também o que ela melhor pode combinar. 

Se você está procurando retrovisores lembre-se seguindo a legislação e também apostando em modelos comuns você consegue usá-los em qualquer moto praticamente.

No Comments

Leave A Comment