Retrovisor esportivo: posso trocar o original da moto?

Saiba se é possível trocar o retrovisor original da sua moto por um retrovisor esportivo, personalizando a sua moto e criando um novo visual.

Se você gosta de viajar de moto e quer tornar o seu veículo mais esportivo alterando o seu visual, é necessário tomar alguns cuidados. Atualmente, um dos acessórios de moto que mais são trocados são os retrovisores.

Os retrovisores são equipamentos fundamentais para a moto, pois com eles é possível verificar os pontos cegos durante a locomoção na moto, o que garante uma maior segurança ao piloto.

Dessa forma, na hora de trocar o retrovisor original da sua moto por um retrovisor esportivo, é importante estar atento à qualidade do acessório e não apenas à estética.

No entanto, é permitido trocar o retrovisor original da moto? Para esclarecer essa dúvida, nós da Wolf Racing trouxemos as informações necessárias para realizar a troca do retrovisor da moto de forma correta.

Posso trocar o retrovisor original da moto?

A Resolução nº 14/1998 do Conselho Nacional de Trânsito decretou que os retrovisores são equipamentos obrigatórios nas motos. Dessa forma, retirar os retrovisores e andar sem os mesmos é proibido e causa multas.

No entanto, a troca de retrovisor da moto é permitida se o novo retrovisor tiver sua eficácia comprovada e siga os parâmetros exigidos pelo Departamento Nacional de Trânsito.

Nesse sentido, o contorno do espelho do retrovisor deve ser envolvido por uma caixa de proteção (carcaça). Os espelhos circulares não podem ter o diâmetro menor do que 94 mm. Já no caso de espelhos não circulares, suas dimensões devem permitir a inscrição de um círculo com um diâmetro de 78 mm na superfície do espelho.

Além disso, a superfície refletora do espelho retrovisor deve ser plana ou esférico-convexa. É necessário obter um Certificado de Segurança Veicular (CSV) para realizar a troca do retrovisor.

Este certificado servirá para provar que o veículo foi alterado visualmente e essa alteração foi aprovada por um órgão maior. Para conseguir o certificado, é necessário se submeter à inspeção no INMETRO e vistoria no DETRAN para regularização da moto.

Além disso, é indicado que a troca dos retrovisores seja feita por profissionais para que seja feita de forma correta e não haja perigo do acessório se soltar e atrapalhar a locomoção, principalmente ao viajar de moto.

Como trocar o retrovisor da moto

Se você mesmo quiser realizar o processo da troca dos retrovisores da moto, nós vamos te ajudar. Em primeiro lugar, caso tenha uma capinha de borracha onde prende o retrovisor da sua moto, retire-a.

Em seguida, com uma chave fixa, ou chave de boca, afrouxe a porca para retirar a trava e soltar a porca. Dessa forma, com a porca solta, é só desenroscá-la até retirar o retrovisor.

Para colocar o novo retrovisor, basta inseri-lo no espaço dedicado a ele e enroscar a rosca até o retrovisor ficar bem posicionado e apertado. Em seguida, acerte a posição da capinha de borracha.

É importante lembrar que este é um método simples e generalizado para realizar a troca dos retrovisores. Portanto, em alguns casos o processo é diferente e muitas vezes é melhor que seja feito por um profissional, para que a troca seja feita de forma correta e eficaz.

Conheça os retrovisores esportivos da Wolf Racing

A Wolf Racing trabalha com diversos modelos de retrovisores esportivos que podem dar o visual ideal para a sua moto. Em nosso catálogo você pode encontrar os retrovisores tipo Tomok, Koso, Elisse Premium, Carbon e F800.

Os retrovisores esportivos além de possuir belos designs, também são resistentes e de boa qualidade, garantindo uma boa visibilidade e fixação, o que evita trepidações durante a pilotagem da moto.

Você pode apostar em diferentes visuais para a sua moto escolhendo os retrovisores esportivos. Com diferentes cores e modelos, você pode apostar em um visual clássico e elegante com retrovisores dourados ou em um visual despojado com retrovisores vermelhos e pretos.

Além disso, os clássicos e básicos retrovisores pretos também são uma boa aposta, com diferentes formatos e detalhes você pode dar um upgrade no visual da sua moto. Ainda mais, a Wolf Racing também trabalha com retrovisores esportivos na cor prata com detalhes em vermelho, o que é uma opção despojada para o visual da moto.

Alguns modelos possuem até piscas de LED nas extremidades, o que é um bom detalhe para quem gosta de viajar de moto. São diversas cores para aplicar na sua moto e deixar o visual dela mais bonito ainda. Com tantas opções de cores fica até difícil escolher uma para seu novo retrovisor esportivo.

Para saber mais sobre os modelos de retrovisores esportivos com que trabalhamos, acesse nosso catálogo clicando aqui.

São diversas cores para aplicar na sua moto e deixar o visual dela mais bonito ainda. Com tantas opções de cores fica até difícil escolher uma para seu novo retrovisor esportivo.

Conheça a Wolf Racing

Atualmente, a Wolf Racing é uma empresa no segmento de peças e acessórios para motocicletas. Para saber mais sobre a Wolf, acesse o nosso site e conheça a empresa, nosso catálogo e produtos clicando aqui.

Se você gostou desse post sobre a troca dos retrovisores, você pode  encontrar muitos outros posts e dicas no nosso blog clicando aqui. Além disso, você pode acompanhar a Wolf Racing nas redes sociais Instagram e Youtube.

No Comments

Leave A Comment