Manetes esportivos: personalize sua moto com acessórios de qualidade

Muitas pessoas desejam personalizar a sua moto mas ainda não sabem por onde começar. Afinal, existem muitas dúvidas sobre o que é permitido e o que não é permitido por lei.

Tudo isso faz com que os apreciadores deixem essa ideia de lado. Porém, há muitas formas de deixar a sua moto com a sua cara sem infringir nenhuma lei.

É importante se atentar ao que o Detran não permite e seguir algumas orientações a fim de não ter problemas com a lei e maiores prejuízos financeiros.

E se você tem vontade de deixar a sua moto com uma aparência mais esportiva ou mesmo com características a seu gosto, precisa conhecer como funciona esse sistema de substituição de peças.

Acessórios que podem ser alterados

Alguns acessórios podem ser ajustados e você mesmo pode fazer algumas dessas alterações. Confira agora uma lista deles.

Manetes

Esse é um item que muitas pessoas têm vontade de trocar e ficam em dúvida sobre como funciona. 

Além de um acessório importante para resistir a quedas sem sofrer maiores danos, eles também conferem um visual mais estiloso para motocicletas.

O que acontece é que nem sempre os manetes de fábrica são fabricados com os melhores materiais e por isso não duram com boa qualidade por muito tempo.

Então, se esse for o caso você pode substituí-los por um modelo mais esportivo e de qualidade superior, tendo em vista uma maior vantagem quanto a duração e também estética.

 Farol

Os faróis são objetos que não apenas permitem que o piloto tenha uma visão mais clara à noite como auxiliam para que os outros veículos que estão dividindo a pista com você notem sua presença na pista.

No entanto, existem muitos modelos no mercado, e caso seja o seu desejo você pode efetuar a troca.

Existem modelos que são mais usados que outros e por isso pode ser que não seja tão barato trocar esse item. Apesar disso, é importante priorizar a parte elétrica da sua moto, e se você estiver insatisfeito com os faróis de fábrica, invista em modelos que melhor lhe atenda.

Nesse sentido, busque aqueles que melhor atendem às suas necessidades. Caso prefira luzes mais claras, existem modelos que iluminam de maneira bem branca e aqueles tradicionais. É fundamental que o motorista tenha uma boa iluminação enquanto pilota.

Escapamento 

Em geral, muitos motoristas anseiam por um escapamento com capacidade para maiores decibéis. Porém, na lei existe um limite que pode ser atingido e é preciso ter atenção quanto a isso.

Alterar o escapamento é uma prática comum, e pode trazer algumas vantagens. Existem modelos no mercado que contam com melhores materiais e fogem do convencional.

Entretanto, é preciso ter cuidado para que quando esse item for instalado ele não sobrecarregue o motor e diminua sua durabilidade.

É importante que o motorista escolha bem na hora de comprar. Escapamentos esportivos, em geral, são produzidos usando fibra de carbono, o que confere uma maior resistência e duração.

Em resumo, esse é um item que pode ser trocado mas precisa estar em acordo com as leis estabelecidas principalmente quando se trata do ruído emitido.

Retrovisores

É inegável a importância dos retrovisores durante a condução de qualquer veículo. Isso porque são eles que confirmam ao motorista se é possível ou não fazer ultrapassagens, passar por alguns obstáculos ou mesmo garantir que a pista está em ordem para transitar.

Sendo assim, eles merecem atenção e precisam estar sempre ajustados e presentes.

Quando o assunto é trocar algum item da sua moto, os retrovisores são uma boa opção. Apenas com a alteração deles já é possível dar um efeito mais estético para a sua moto e melhorar também a visibilidade caso seja essa a situação.

Apesar disso, é preciso ter cuidado quanto ao tamanho, algumas pessoas tendem a apostar em retrovisores muito pequenos para melhorarem a aparência. E nesses casos, é preciso se atentar ao limite de tamanho dos seus retrovisores para não ter a sua função prejudicada.

Tirando isso, é possível investir em bons e belos retrovisores sem medo.  

Quanto às leis

Existem leis que regulam algumas características dos veículos para que não fujam muito das características originais. 

Elas são importantes para o reconhecimento e controle quando os mesmo estão presentes nas pistas e rodovias públicas.

De acordo com o Artigo 230 VII, as cores e outras informações da sua moto não podem divergir daquelas que estão garantidas nos documentos que a acompanham. Em casos onde isso é infringido pode resultar em multa ou outras consequências mais graves.

Quando o assunto são motos, é inaceitável alterações no quadro e mudanças nos pneus e escapamentos que ultrapassem os limites estabelecidos.

Em casos em que existem outras mudanças é preciso consultar o Detran e pedir autorização, além de uma análise comprovada por documentos onde confirme todas as alterações feitas. Só assim você poderá transitar sem possíveis problemas.

Conclusão

As motos são veículos que não apenas servem para o transporte de pessoas como também é um meio que possibilita diversos tipos de lazer.

Dentre eles estão as trilhas, passeios ao ar livre, viagens em rodovias e apreciando a natureza, e mesmo em regiões mais remotas onde o acesso tende a ser limitado.

É por isso que vale a pena investir em acessórios de qualidade e que fazem com que você tenha admiração e identificação pela sua moto.

Afinal, é ela quem estará acompanhando você seja no dia a dia ou mesmo em outras funções. 

Nesse sentido, apostar em bons itens como os mencionados anteriormente seja pela qualidade ou pela estética é uma boa maneira de deixar seus momentos ainda mais prazerosos.

Dessa forma, não se esqueça de garantir se está em conformidade com as leis do Detran e curta bons momentos com a sua moto personalizada!

No Comments

Leave A Comment