carburador

Como limpar carburador de moto

O carburador de moto é uma peça essencial para o bom funcionamento do motor. Para garantir que ela funcione corretamente, é preciso estar em dia com a manutenção da sua motocicleta. Por isso, é importante fazer a limpeza do carburador de tempos em tempos.

A limpeza do carburador da moto pode ser feita em oficinas especializadas, mas se preferir você mesmo pode fazer a limpeza. O processo não é complicado, é necessário apenas atenção com a montagem e remontagem da peça.

O que é um carburador de moto?

É cada vez mais raro encontrar um carburador nos modelos de motocicletas mais modernas. Atualmente, essa peça foi substituída pelo sistema de injeção eletrônica. Entretanto, essa peça ainda é encontrada em modelos mais antigos.

moto antiga

O carburador de moto é a peça dos motores de combustão responsável por fazer a dosagem de combustível e ar. O objetivo é criar as condições ideais para a queima de combustível.

Se o carburador entregar ar demais, o motor começa a perder potência. De forma parecida, se o carburador entregar combustível demais, o motor afoga e para de funcionar. Por isso, é tão importante manter o carburador de moto limpo e funcionando adequadamente.

Como o carburador de moto funciona?

Os carburadores foram utilizados durante anos como a principal peça responsável pela alimentação de combustível dos motores. Para que o motor funcione é preciso que ocorra a queima de combustível. Para isso ocorrer, é necessária a mistura da quantidade certa de ar.

Nos motores equipados com carburador, a mistura de ar e combustível é feita de maneira mecânica. Sendo a regulagem da peça responsável pela quantidade correta da mistura ar-combustível entregue ao motor.

O carburador de moto é uma peça que funciona a vácuo, o ar chega até ela através do coletor. Já o combustível é injetado constantemente no seu interior. Toda vez que o acelerador é acionado, o carburador libera a mistura de ar e combustível para o motor.

Importância de limpar o carburador de moto

O carburador é muito importante, entretanto nem todos tomam os devidos cuidados para deixá-lo funcionando de acordo. Fazer revisões regulares na moto é a principal maneira de manter o bom funcionamento das peças e aumentar sua vida útil.

Além das revisões, o carburador de moto precisa de atenção especial. Já que eles não foram construídos considerando o tipo de combustível disponível no mercado atual.

Pode parecer bobeira, mas a mudança na mistura dos combustíveis pode levar a um acúmulo de partículas no carburador. Isso pode causar ainda mais problemas, como falhas na vedação no sistema e o desregulamento da mistura ar combustível.

Dessa forma, fazer a limpeza periódica aumenta a vida útil da peça, mantêm um funcionamento adequado e economiza dinheiro. Isso porque, os consertos dessas peças não são baratos.

Quando fazer a limpeza do carburador de moto?

O carburador de moto deve ser limpo a cada seis meses. Assim, é possível impedir a corrosão interna da peça, o ressecamento das juntas e do diafragma. Qualquer uma dessas falhas pode causar um vazamento do combustível e, consequentemente, acarretar um incêndio.

Como fazer a limpeza do carburador de moto?

Fazer a limpeza correta do carburador de moto é mais simples do que parece. A operação se resume em desmontar e montar o carburador. Com um pouco de atenção e as ferramentas certas é possível fazer a limpeza em casa, sem nenhum problema.

Antes de começar a limpeza é preciso retirar o carburador da moto. Estacione a moto em uma superfície plana para evitar qualquer tipo de deslocamento imprevisto. Com a moto desligada, retire a tampa que protege as principais peças da moto, como motor e bateria. Geralmente, o carburador fica instalado na parte de trás da mota e se destaca pelo seu formato, semelhante ao de um coração.

Depois de encontrar o carburador, tire algumas fotos. Assim, você terá um mapa caso tenha alguma dúvida na hora de recolocar a peça. Antes de retirar o carburador, é preciso desligar a alavanca do tanque reserva de gasolina. Isso vai impedir o vazamento do combustível.

Você vai reparar que existem vários cabos conectados ao carburador. São o cabo do acelerador, o cabo de eletricidade, as mangueiras de gasolina e as braçadeiras responsáveis pela entrada e saída do ar da peça. Para conseguir retirar a peça, será necessário desfazer todas essas conexões.

Novamente, tire algumas fotos para saber onde cada cabo deve ser reconectado. Mesmo que você não precise das fotos para remontar a peça, é interessante tê-las à disposição. Esse tipo de cuidado traz mais segurança ao trabalho e não gasta muito tempo.

Com o carburador fora da moto, tire sua tampa. Para isso será necessário desprender dois parafusos, um na parte superior e outro na parte inferior. Na hora de manusear as partes do carburador é preciso cuidado, já que são peças pequenas e sensíveis.

Agora que a parte interna do carburador está exposta basta fazer a limpeza. Para isso utilize um desengraxante biodegradável e uma escova de dentes velha. Atenção, não use água para limpar o carburador.

O desengraxante pode ser biodegradável, pois não oferece riscos para quem o está utilizando e é uma ótima opção para fazer limpezas mais pesadas. Caso não tenha desengraxante, pode ser utilizada a própria gasolina da moto.

Use a escova de dentes e os dedos para espalhar o desengraxante pelas peças e retirar todos os resíduos. Depois deixe as peças secando sobre um pano ou pedaço de papel, garantindo que nenhuma sujeira entre em contato com a peça. As peças de plástico podem ser limpas com um pano úmido e seco com um pano limpo antes de serem recolocadas no carburador.

Com todas as peças limpas, basta montá-las novamente no carburador. Caso precise, utilize as fotos que você tirou mais cedo. Recoloque a tampa do carburador e prenda com os parafusos. Devolva a peça para a moto, reconecte todos os cabos e mangueiras e recoloque a placa de proteção. Lembre-se de ativar a alavanca do combustível reserva.

Clique aqui e encontre as melhores peças para sua moto.

No Comments

Leave A Comment