Casal andando de moto sem estresse em nascer do sol

Andar de moto diminui o estresse, segundo pesquisa

Um dos benefícios que muitos motociclistas, têm impressão ,até mesmo nos primeiros meses é que andar de moto aumenta a concentração e diminui o estresse, mas você sabia isso é comprovado cientificamente?

Leia o post e veja porque isso acontece!

Pilotar para relaxar

A pesquisa concluiu que os benefícios de pilotar são semelhantes ao de fazer exercícios leves.
O que já era uma unanimidade entre os motociclistas a muitos anos agora foi confirmado em estudo. Pilotar desestressa!

Pilotar uma moto durante 20 minutos diminui os níveis de cortisol (hormônio que mede o estresse) no organismo.

Um estudo neurobiológico conduzido por uma equipe de pesquisadores do instituto Semel de neurociência e Comportamento Humano da UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles), financiado pela Harley-Davidson, analisou um grupo de 50 motociclistas experientes, o estudo intitulado: “Os efeitos mentais e físicos de pilotar uma motocicleta”, mediu as respostas biológicas e fisiológicas de cada um e será apresentado ainda esse ano.

Homem com estresse diminuido sentado em moto em frente a linda paisagem

Estudos comprovam

De acordo com o Dr. Don Vaughn “Enquanto os cientistas estudaram há muito tempo a relação entre respostas cerebrais e hormonais à atenção e ao stress, fazendo isso em condições da vida real como estes é raro. Nenhuma experiência de laboratório pode duplicar os sentimentos que um motociclista teria na estrada”.

A equipe monitorou a atividade cerebral e a frequência cardíaca dos participantes, assim como os níveis hormonais, de adrenalina, noradrenalina e cortisol, usando a tecnologia EEG móvel.

Em suma “Os níveis de estresse, especialmente entre os jovens adultos, continuam aumentando e as pessoas estão procurando formas de melhorar sua saúde mental e física. Até recentemente, a tecnologia para medir rigorosamente o impacto de atividades como o motociclismo no cérebro não existia”, disse o Dr. Don Vaughn, neurocientista que liderou a pesquisa. “O cérebro é um órgão incrivelmente complexo e é fascinante investigar os efeitos físicos e mentais relatados pelos motociclistas.”

Pontos-chave do estudo

Alguns pontos chaves foram elencados para entender um pouco mais sobre isso, se tratando de dados:

  • Pilotar uma moto diminui os biomarcadores hormonais de estresse em 28% inegavelmente.
  • Em média, andar de moto por 20 minutos aumentou a frequência cardíaca dos participantes em 11% e os níveis de adrenalina em 27% – Da mesma forma que um exercício leve.
  • O foco sensorial foi aprimorado ao andar de moto comparado ao conduzir um carro, um efeito similarmente observado em meditadores experientes comparado a não-praticantes de meditação.
  • Mudanças na atividade cerebral dos participantes do estudo sugeriram um aumento no estado de alerta com efeito semelhante ao consumo de uma xícara de café.

Curtiu o post? Veja também as Dicas de pilotagem para iniciantes.

Comments

  1. agosto 07, 2019 at 16:01

    Thanks for all the comments, everyone!

Leave A Comment